Criar um Site Grátis Fantástico
2º Dia Caminho Fé, Andradas-Barra, Serra Dos Limas

Domingo dia 10, Segundo Dia De Peregrinação, Saindo De Andradas MG, Serra Dos Limas Até Barra, Ouro Fino MG 22 km.

Amanhece o segundo dia no Caminho da Fé, com as energias recarregadas, pois dormi muito bem ali na Pousada Mansão da Rebeca, muito bem recepcionado e tratado pelo casal Gilson e Claudia.

É Bom dizer, que quando eu ainda estava lá no trajeto entre Águas da Prata e Andradas, o Gilson já estava entrando em contato comigo, antes ele já tinha me dito, qualquer problema no caminho, era só entrar em contato com ele, tipo, precisando de um resgate por algum motivo ele iria até mim.

Eles se importam com os peregrinos, isso é muito bom.

Hospedaria Pousada Mansão Da Rebeca Em Andradas, Cachorra Rebeca

Ali na mansão da Rebeca, conheci o Antônio e sua família, são meus vizinhos de cidade, Sumaré, bem pertinho de Campinas, uma curiosidade, quando passei la na ponte de pedra, vi uma cadeira de rodas, mas não vi ninguém com problemas nas pernas lá, mas fiquei pensando o que seria aquela cadeira, alguém que recebeu um milagre e estaria levando a cadeira para a Basílica.

Ao levantar para me preparar e sair para tomar o café, vi ali no cantinho a cadeira de roda, então fiquei sabendo da história.

A cadeira de roda era do Antônio, ele estava no caminho pela terceira vez, a primeira vez ele fez só, a segunda ele veio de carro com a família para eles conhecerem e verem se se poderiam acompanha-lo na peregrinação e na terceira ele veio com toda a família, esposa e filhos.

Onde entra a cadeira de rodas?

Na verdade, não era uma cadeira de rodas e sim um tipo de carrinho que ele inventou para a filha mais nova, para quando ela cansar ele empurra-la no carrinho.

Conheci também o Helton de São João da Boa Vista e a namorada dele que não me recordo o nome dela.

Amigos Peregrinos De Sumaré E São João Da Boa Vista, Caminho Da Fé Andradas, Pousada da Rebeca

Então tomamos o café, fiz um lanche para levar, mais uma fruta, aproveite para levar algo para comer no caminho, as vezes a distância pode parecer curta, mas é muito pesada por causa das serra e nesse dia iriamos subir a Serra dos Limas.

O Antônio nos chamou para uma oração antes de iniciar a nossa caminhada, e todos ali em uma corrente de Fé para abençoar esse novo dia.

Fizemos a oração, tiramos bastante fotos de recordação com o casal, a cachorra, nós em grupo e nos despedimos.

Segundo dia rumo a Basílica de Aparecida, agora fazia parte daquele grupo, então seguimos pelas ruas da bela cidade de Andradas em Minas Gerais, atrás das setas amarelas do Caminho da Fé.

Iniciando O Segundo Dia De Caminho Da Fé Rumo A Basilica De Aparecida, Saindo De Andradas Para Barra

Iniciando O Segundo Dia De Caminho Da Fé Rumo A Basílica De Aparecida, Saindo De Andradas Para Barra

Logo o grupo foi aumentando, encontramos o Amador, o Dirceu e a Renata, onde vamos apreciando o nascer do sol atrás do Morro do Elefante, lá longe, vamos seguindo em um asfalto, seguindo a seta, com toda atenção com os carros, por ser domingo pouco movimento.

Apreciando o nascer do sol no caminho da fé, Andradas MG

Reencontrando os peregrinos do dia anterior, caminho da Fé Andradas

Reencontrando os peregrinos do dia anterior, caminho da Fé Andradas.

Aos poucos eu e o Amador vamos deixando o grupo para trás, logo a gente chega na estrada de terra e vamos seguindo as setas amarela.

Caminho da Fé é auto guiado, bora seguir as setas amarelas

O Caminho da Fé é auto guiado, bem sinalizado pelas setas amarelas, mas tem que ter atenção pois no caminho anterior quase passamos direto da entrada, passando e registrando os detalhes do caminho.

Manhã fria com o sol ainda acordando, seguindo no Caminho da Fé

Manhã fria com o sol ainda acordando, seguindo no Caminho da Fé, uma hora você segue a sombra, outra hora a sombra te segue.

Agora estamos seguindo com destino a Barra, um bairro de Ouro Fino MG, onde vou ficar na Pousada João e Joelma, o Amador não reservou as pousadas, então ele estava seguindo sem saber onde iria ficar.

O Amador é um peregrino, caminhante experiente que já fez vários caminhos, até o de Santiago de Compostela, me disse que ficou sabendo do caminho da Fé lá fora, não sabia dos caminhos aqui no Brasil, então ele foi conhecendo e fazendo alguns caminhos aqui no Brasil, agora chegou a vez do Caminho da Fé.

Então ele estava contando como é o Caminho de Compostela, os albergues para dormir e outras histórias.

O amigo Amador, um peregrino experiente, conheceu o caminho da Fé, fazendo o caminho de Santiago de Compostela.

Chegamos no início da Serra dos Limas, a primeira pesada serra do Caminho da Fé, fizemos uma parada estratégica, descansar um pouco, comer algo e iniciar a subida, um ciclista já estava fazendo o mesmo.

Descansando para subir a difícil Serra dos Limas em Andradas, Caminho da Fé

Descansando para subir a difícil Serra dos Limas em Andradas, Caminho da Fé.

Iniciando a inclinada e difícil Serra dos Limas, peregrinação Caminho da Fé, Andradas MG

Começamos a subir a Serra dos Limas, realmente muito inclinada, falaram em 2,5 km de muita subida, então vou no meu ritmo, logo o Amador dispara na frente, diminuo bastante os passos, a gente chega em uma capelinha com água potável para tomar, encher garrafinha, até se refrescar um pouco.

Capelinha com água potável para tomar, encher garrafinha, se refrescar, Serra dos Limas, Caminho da Fé.

Aproveitando para se hidratar e se refrescar, água na Capelinha da serra dos Limas, Caminho da Fé

Aproveitando para se hidratar e se refrescar, tomar bastante água na Capelinha da serra dos Limas, Caminho da Fé

O morro é tão inclinado que o carro sobe com dificuldades, mas vou apreciando os detalhes da paisagem linda em meio a uma plantação de café, encontro Sádina e vou deixando ela para trás, vamos seguindo, uns de um jeito mais acelerado, outros como eu tirando o pé um pouco e outros bem devagar, alguns peregrinos vão passando por mim, ciclistas bicigrinos no zig e zag.

O Dirceu passa por mim acelerando, ele também já tem uma certa experiência de Caminhos.

Apreciando toda a beleza daquelas montanhas que fazem parte da serra da Mantiqueira e avistando a cidade de Andradas lá trás, bem ao longe e logo a frente já se vê a lanchonete Mirante, um ponto de apoio com uma visão espetacular lá do alto da serra.

Primeiro objetivo quase alcançado, já se vê o Mirante da Serra dos Lima la no alto.

Chegamos na lanchonete Mirante, topo da Serra dos Limas, Caminho da Fé - Andradas

Chegamos na lanchonete Mirante, topo da Serra dos Limas.

Mirante Serra dos Limas, lindo lugar para apreciar a paisagem la do alto e lanchar

Mirante Serra dos Limas, lindo lugar para apreciar a paisagem lá do alto e lanchar.

Linda vista das paisagens das montanhas, Mirante Serra dos Limas, Caminho da Fé

Linda vista das montanhas, Mirante Serra dos Limas, paisagens do Caminho da Fé

Bora prosseguir em busca do próximo destino, Barra, pousada João e Joelma, lá na pousada Mansão da Rebeca, conversando com o Antônio que já tinha feito o caminho, perguntei das subidas, ele me disse da serra dos Limas e que eu iria descobrindo o que tem para frente.

Ao sair do Mirante, ele estava chegando com sua família empurrando o carrinho vazio, a menina aguentou toda a subida.

Perguntei para ele se tinha acabado as subidas, ele me disse que sim, deu risada e entrou para lanchonete kkkk.

Vamos seguindo eu, o Amador e a Sádina e encontrando alguns peregrinos que estavam com carro de apoio, todos os dias amanhecia frio, 12, 13 graus e depois o sol começava a esquentar e nesse trecho sem muita sombra, mas com muita beleza, igreja, casarão antigo, em meio alguns gados, muita plantação de cafés, casas secando café no terreiro.

Seguindo para Barra, Ouro Fino, Pousada João e Joelma

Então a gente chega na pousada da dona Natalina para ver se tem vaga para o Amador ficar aproveito para registrar a capelinha no local, mas não tinha vaga, carimbamos a credencial e saímos para continuar, achei que não tinha mais subidas e entendi a risadinha do Antônio lá no Mirante. kkkkk

Um morador local passa e nos deseja uma boa viagem, escutamos muito isso pelo caminho.

Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, Pousada dona Natalina, Caminho da Fé

Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, Pousada dona Natalina.

Seguindo em meio a plantações de pés de cafés, terreiro secando grãos de cafés, passamos a marca de 270 km até a Basílica e logo começa um sobe e desce, subidas e descidas pesadas, passamos pela gruta de São Miguel Arcanjo.

Casas com terreiro secando o café, muito pés de café

Vamos descendo com todo cuidado para não escorregar e cair, agora com o tênis bem amarrado, arrochado para os pés não ficarem escorregando dentro do tênis, dicas do Helton.

Começamos a subir outra vez e lá de cima se vê a vilinha de Barra lá em baixo, e mais uma forte descida, tive em uma parte, dar um trotinho com todo cuidado, pois ficar segurando a descida é pior, encontramos um grupo no meio da descida. Barra - Ouro Fino MG, Caminho da Fé

Esse grupo ia passar Barra e seguir para Crisólia, muita coisa para caminhar, o desgaste é muito pois vão subir e descer dois morros pesadas, sem contar a distância.

Esse é um grupo com mais de 50 pessoas, por isso em alguns lugares que eles iriam ficar não tinham vagas.

Grupo no Caminho da Fé descansado na sombra

Vou registrando a beleza do caminho, um riacho no pé da serra, encontro a primeira plaquinha que dizia: Todo dia é dia de Agradecer", coisa que todo dia faço e lá no Caminho da Fé não foi diferente, pedir as bençãos de Deus e de Nossa Senhora todos os dias antes da peregrinação.

Chegando em Barra, bairro de Ouro Fino, divisa com Andradas MG

Chegamos em Barra, Ouro Fino, agora procurar a pousada João e Joelma, passamos pelo bar do Constantino mas não paramos.

Divisa de Andradas e Ouro Fino, a pousada João e Joelma fica em um lindo lugar, para acessar passamos por uma pontinha em cima de um riacho com a água clarinha, na entrada uma capelinha de Nossa Senhora.

Fomos recepcionado pela Joelma, o Amador perguntou se tinha vaga e ela disse que não, mas disse que compartilhado tinha, eu perguntei como seria, ela disse que no meu quarto tinha mais camas, mas como eu reservei era meu, mas tem gente que não compartilha, então eu falei se tem mais camas eu compartilho sem problemas, então o Amador ficou por ali.

Chegando em Barra, bairro de Ouro Fino, divisa com Andradas MG

A Bela Cachoeira Da Barra E Os Cachorros Que Levam Os Hóspedes Até Ela.

Depois de tomar uma merecida cerveja gelada, um delicioso banho e lavar a roupa suja(esqueci de mencionar, algumas pousadas lavam e cobram uma taxa, outras nos da a opção de a gente mesmo lavar as roupas sujas).

Os cachorros levam até a cachoeira de Barra, Ouro Fino MG, Caminho da Fé

Então partimos para conhecer uma linda cachoeira, nos falaram que quem iriam nos levar até ela eram os cachorros.

Então eles partem na frente, são 3 ou 4 cachorros, uns vão a frente outros vão nos acompanhando, acredite, ninguém de nós sabíamos onde era a cachoeira, a cachorrada nos levaram até aquele belíssimo lugar, onde podemos refrescar os pés em uma água geladíssima e apreciar aquela bela queda d'água, aproveitamos, eu, Amador, Dirceu, Sádina e a Renata.